sexta-feira, 6 de maio de 2016

Alunos da escola municipal Dejair Maria Pinheiro desenvolvem projeto pedagógico de produção de vídeos

No final do ano passado foi iniciado oficialmente o Madre Canal, que se constitui num projeto pedagógico de produção de vídeo escolar desenvolvido por alunos e professores da Escola Municipal Dejair Maria Pinheiro.
A proposta do Projeto existe há mais de dez anos, contudo teve início de fato em 2015, quando o grupo recebeu um impulso para seu amplo funcionamento através da doação de equipamentos por parte da Prefeitura Municipal, em parceria com o Sistema Positivo. A estrutura recebida englobou: duas filmadoras semiprofissionais, acessórios de montagem, ilha de edição, kit iluminação, microfones, câmera fotográfica, HD externo, um computador para edição, um Chroma Key e uma sala própria.
As reuniões do grupo acontecem todas as quartas-feiras à tarde (no turno posterior às aulas) e ao todo, estão envolvidos diretamente 15 alunos e 4 educadores no projeto. De acordo com o Coordenador Mário Ângelo Barreto, qualquer aluno da escola pode participar e a proposta é que não haja uma seleção no formato tradicional, mas uma seleção natural a partir da participação dos interessados nas oficinas e as possíveis continuidades no projeto se dão conforme o grau de afinidade e interesse despertados.
Metodologicamente são oferecidas oficinas de capacitação de edição de vídeo, roteiro, postura corporal e cenário. Um dos objetivos destas oficinas é motivar a participação dos alunos e professores para a produção de vídeos, possibilitando o conhecimento desta linguagem criativa para a expressão de ideias, conhecimentos e projetos relacionados ao município de Madre de Deus.
O uso do audiovisual como ferramenta pedagógica é uma das bandeiras levantadas pelo Coordenador do projeto, e a proposta de uma produção autoral de professores e alunos também faz parte dessa visão. “O audiovisual possibilita o aprender fazendo, elemento básico para a conquista da cidadania, do exercício permanente da tolerância para com o outro, do desafio do limite pessoal, do conhecer a si próprio, do entretenimento coletivo e do retorno social do que se aprende”, destacou Barreto.
O espirito que une o grupo é o da coletividade. “Hoje, posso dizer que é um projeto coletivo de muitos parceiros e tenho ajuda do professor Eberson Dantas, da professora voluntária Kelly Couto, que nos ajuda com roteiro, composição textual; do envolvimento do vice-diretor Adimilton Gomes e total apoio do diretor Paulo de Castro”, informou o Coordenador.
Em apenas um ano e três meses foram produzidos 15 vídeos pelo Madre Canal e todos podem ser encontrados nas mídias digitais que o grupo utiliza, como o blog do Madre Canal, Youtube e Facebook. Além das produções próprias, participaram também em produções audiovisuais extras e em apoio técnico para outras escolas públicas do município.
Como uma forma de contemplar o público com algumas imagens que não puderam ser exibidas é que foi gravado recentemente um vídeo com a retrospectiva dos principais audiovisuais produzidos pelo grupo em 2015, num esforço conjunto para apresentação do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo projeto. “Tivemos um vídeo sobre a visita a Feira de Santana, que foi bastante comentado naquela cidade, mas em Madre de Deus poucos ficaram sabendo. Nossa visita ao IFBA também não foi exibida em 2015 como a gente gostaria. Além disso, a retrospectiva serviu de treinamento prático para os novos alunos que ainda não tinham vivenciado os resultados de uma edição”, destacou Ângelo.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Por: Karine Luzolo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem. Visite-nos sempre.