Foto: Madre Canal |
O termo Educação em Tempo Integral ou Escola
de Tempo Integral diz respeito àquelas escolas e secretarias de educação que
ampliaram a jornada escolar de seus estudantes, trazendo ou não novas
disciplinas para o currículo escolar. A maioria das unidades
de ensino que adota esse modelo geralmente implementam a extensão do tempo em
turno e contraturno escolar – durante metade de um dia letivo, os estudantes
estudam as disciplinas do currículo básico, como português e matemática, e o
outro período é utilizado para aulas ligadas às artes ou esporte.
Na
perspectiva da educação integral, o
conceito de tempo integral suscita
várias discussões, uma vez que há algumas correntes dos movimentos sociais
ligados à educação que defendem que apenas a ampliação do tempo de estudo não
garante o resultado ambicionado pela educação integral no ensino e aprendizagem
dos estudantes – resultado este que deseja garantir o pleno desenvolvimento das
crianças e adolescentes.
Resoluções
O artigo 36
do parecer número sete da Resolução do Conselho Nacional de
Educação (2010)aponta que é considerado período integral toda
jornada escolar organizada em sete horas diárias, resultando em carga horária
anual de 1.400 horas.
O artigo 37
aponta ainda, que além da ampliação do tempo, o alargamento de horas nesses
sistemas de ensino têm como objetivo criar novos espaços e oportunidades,
fomentando maior envolvimento de outros profissionais da escola, dos familiares
e demais setores sociais.
Na resolução,
é previsto um currículo integrado para
a escola em tempo integral, no qual o estudante tenha acesso à experimentação
científica, cultura, artes, esporte, lazer, tecnologias de comunicação,
direitos humanos, preservação do meio ambiente, saúde, entre outros
componentes, que devem estar articulados às mais diversas áreas do
conhecimento, vivências e práticas socioculturais.
Informações: Centro de Referência em Ensino Integral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar nossa postagem. Visite-nos sempre.